Perguntas frequentes
01 01

  Perguntas Frequentes


1. O que é madeira tratada a pressão?
R:
É a madeira submetida a impregnação com preservativos, que penetram nas camadas permeáveis da madeira protegendo-a contra a ação de agentes deterioradores por um longo período.

2. Como é feito o tratamento a pressão?
R:
O tratamento é realizado e m unidades industriais denominadas Usinas de Preservação de Madeira – UPMs. Tais unidades possuem grandes cilindros horizontais, conectados a tubulações, bombas e tanques dentro dos quais a madeira é submetida a um vácuo inicial (retirada do ar das células da madeira), pressão (introdução do preservativo nas camadas permeáveis) e vácuo final (remoção do excesso de produto da superfície das peças).

3.Quando a madeira deve ser tratada a pressão?
R:
Recomenda - se esse tratamento quando a madeira estiver sujeita a situações de agressividade biológica e/ou em situações de responsabilidade estrutural, como por exemplo: em contato com o solo, ou sujeita a fontes de umidade. A madeira tratada é recomendada em qualquer situação onde se queira obter maior durabilidade.

4. Qual é o produto utilizado no tratamento industrial da madeira?
R:
O produto é Osmose K-33C – Óxido, fabricado pela Montana Química S/ª Esse produto contém Cobre, Cromo e Arsênico na sua formulação, por isso é conhecido como CCA. Ele é utilizado com muita segurança nas Usinas de Preservação de Madeiras, dentro de um sistema industrial fechado, onde não há contato direto do homem com o produto. È utilizado após ser dissolvido em água, em uma vez penetrando nas camadas permeáveis da madeira, torna – se virtualmente insolúvel dentro dela.

5. Como e contra que o produto Osmose K-33C protege a madeira?
R:
Os elementos químicos do CCA penetram e fixam nas paredes das células da madeira (fibras). O Cromo promove uma reação de fixação do Cobre (fungicida) e do Arsênico (isseticida) com os elementos celulósicos da madeira. A partir da fixação, a madeira fica imunizada contra a ação de fungos apodrecedores, insetos, (brocas e cupins) e alguns organismos marinhos (molusculos e crustáceos).

6. A madeira tratada é prejudicial ao ambiente?
R:
Não, pelo contrário:
- É madeira cultivada em reflorestamentos, de ciclo curto;
- Produtos de madeira preservada duram mais, reduzindo a demanda sobre florestas nativas;
- O preservativo Osmose K-33C tem ótima fixação na madeira, não sendo lavado, em quantidades significativas a ponto de causar mínimo dano ao ambiente;
- Produtos de madeira preservada são mais confiáveis e duráveis que produtos alternativos que consomem muito mais energia no seu processo produtivo.

7. A madeira tratada a pressão causa algum dano a saúde humana?
R:
Não. De acordo com o Instituto Americano de Preservativo de Madeira – AWPI, estudos experimentais e laboratoriais sobre o produto, têm demonstrado que a madeira tratada não oferece riscos de natureza cancerígena aos seres humanos. Mencionam também que, estudos epidemiológicos conduzidos em Usinas de Preservação de Madeiras e em Carpintarias, não indicaram incidência de riscos de câncer pela exposição à madeira tratada.
A madeira tratada a pressão com Osmose K-33C – Óxido, não deixa resíduos na sua superfície, não exala odores nem vapores.

8. Há limitações de uso da madeira tratada a pressão?
R:
A madeira tratada a pressão não deve ser utilizada:
- Em situações onde a madeira possa contaminar ou tornar – se componente de alimento humano ou animal, como: recipientes, tábuas de bater carne, pilões de tempero ou grãos e demais situações semelhantes, assim como nas partes de colméias que possam vir a ter contato com o mel;
- Em situações em que a madeira possa vir a ter contato direto ou indireto com água potável pública, exceção a casos incidentais, como pontes e docas.

9. Há limitações de uso da madeira tratada a pressão em suportes de culturas vegetais ou projetos de jardinagem?
R:
Não. A madeira tratada a pressão com o produto Osmose K-33C é o material perfeito para estacas de plantação de tomates, uvas, maracujá, laranjas, bandejas de cultura de cogumelos ou flores, floreiras, móveis de jardins, etc.

10. É necessário seguir alguma recomendação especial no manuseio ou trabalho com a madeira tratada a pressão?
R:
Após o tratamento preservativo, recomenda – se que a madeira tratada com Osmose K-33C, seja comercializada somente depois de ocorrida a fixação primária, cuja demora é função da temperatura ambiente. A 10ºC, essa fixação demora 13 dias; a 25ºC, demora 3 dias (72 horas), a 90ºC demora 2 horas (120 minutos).
 
Observação:

Quando for trabalhada , serrada, lixada ou entalhada, o uso da máscara contra pó torna – se necessário, para evitar a inalação freqüente e prolongada da serragem. Tais serviços devem ser executados em locais externos, arejados e sem acúmulos de poeira.
 
Preferencialmente, qualquer corte, entalhe, furo, etc...; deverá ser utilizado antes do tratamento.
 
Restos de madeiras tratadas a pressão não devem, em qualquer hipótese, ser queimados em caldeiras residenciais, lareiras, fogões, churrasqueiras, ou em situações onde pode haver impedimentos para dispersão de fumaça para atmosfera.
 
A Madetram é uma empresa que trabalha com seriedade, e oferece o melhor em madeiras tratadas.
 
Faça – nos uma visita.
 
Agradecemos a preferência.......
 


 
PUBLICIDADE

 
ENCONTRE AQUI

© Copyright - MADETRAM E SERRATRAM - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: www.evolucaoweb.com.br